Como será o outono desse ano?

O outono astronômico começará no dia 20 desse mês às 1h30min. com o equinócio de inverno, onde o dia e a noite terão a mesma duração. O climatológico começou com o mês de março. Essa estação é marcada pela transição, ou seja, sua primeira metade mantém características do verão e a segunda metade característica do inverno. Começa quente e vai esfriando até chegar o inverno.

O outono desse ano começa sob a influência do El Niño, mas o mesmo está enfraquecendo, e terminará em Maio (figuras 1 e 2), onde entraremos num período de neutralidade climatológica. As características gerais do fenômeno El Niño na região centro sul são chuvas e temperaturas acima da média. Assim com o enfraquecimento do mesmo, essas características vão perdendo a força gradativamente. Contudo existe um período de transição entre 60 e 90 dias que se mantém a influência do mesmo. Conforme os institutos nacionais e internacionais esse El Niño de 2015/2016 foi equivalente aos de 1997/1998 e 1982/1983, ou seja, eventos considerados fortes.

Figura 1 - Anomalias positivas da temperatura da superfície do mar (TSM). Fonte: NOAA Center for Weather and Climate Prediction
Figura 1 – Anomalias positivas da temperatura da superfície do mar (TSM). Fonte: NOAA Center for Weather and Climate Prediction. Modificado pelo LabClima/UNIVALI.
Figura 2 - Previsão de consenso para ENSO - El Niño - Oscilação Sul. Fonte: International Research Institute for Climate and Society - Earth Institute - Columbia University. Modificado pelo LabClima/UNIVALI.
Figura 2 – Previsão de consenso para ENSO – El Niño – Oscilação Sul. Fonte: International Research Institute for Climate and Society – Earth Institute – Columbia University. Modificado pelo LabClima/UNIVALI.

Para questão da precipitação os modelos nacionais e internacionais por consenso colocam chuva na média e levemente acima da média para o trimestre março, abril e maio. Alguns modelos reforçam essa condição principalmente para o interior do estado. Por outro lado, o oceano Atlântico está com temperaturas acima da média favorecendo as chuvas convectivas (por causa do calor e evaporação do mar), que também favorecem volumes acima da média.

A climatologia (média histórica) de nossa região demonstra que as chuvas diminuem no outono e principalmente no inverno. Para março, abril e maio os totais de chuva para Itajaí são de 179, 123 e 112 mm respectivamente.

Vale ressaltar que alguns modelos colocam irregularidades tanto espacial como temporal em relação a precipitação no estado. Apesar do El Niño nos meses de janeiro e fevereiro desse ano tivemos chuva abaixo da média, ou seja, irregularidades na chuva.

Quanto a temperatura os modelos nacionais e internacionais indicam temperaturas acima da média histórica. A média das temperaturas máximas para os meses de março, abril e maio são de 28,8°C, 26,7°C e 24,0°C respectivamente. Já as médias das temperaturas mínimas são de 20,2°C, 18,2°C e 14,9°C para o trimestre. Para esse mês de março, por enquanto, não há previsão de temperaturas baixas. Ondas de frio podem ocorrer, mas principalmente a partir da segunda quinzena de abril.

Ressalta-se que nossa região tem muitas áreas de riscos (alagamento, enchentes, deslizamentos, ressacas entre outras) e assim devemos ficar atentos aos avisos dos institutos meteorológicos e da Defesa Civil Municipal.

Anúncios

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s